Número de pessoas que já passaram pelo blog:
ti facil

Procure a sua dúvida aqui no blog!

Onde posso saber se estou com as obrigações militares em dia?

Para estar com a situação militar regularizada, você tem que ter se alistado no primeiro semestre do ano em que completou 18 anos e estar de posse do Certificado de Alistamento Militar (CAM), com as anotações em dia (carimbos no verso). Se foi dispensado, com o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Caso tenha prestado o serviço militar, você terá que possuir o Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª Categoria. Persistindo dúvidas, deverá procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima de onde reside.

*A pergunta apresentada acima foi respondida pelo exército brasileiro e foi retirada do seguinte link: http://www.exercito.gov.br/01inst/DMF/dmf.htm

83 comentários:

  1. eu tenho 35 anos e nao me alistei ainda e fiquei sabendo que vou ter que pagar uma multa gostaria de saber qual e o valor dessa multa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tempo que já se passou, da taxa cobrada na região da sua JSM...

      Mas geralmente a taxa gira em torno de 1.5 a 6 reais por ano não apresentado.

      Excluir
    2. obrigado pela resposta Pedro. tenho so mais uma pergunta essa multa eu so fico sabendo no dia em que eu me alistar.

      Excluir
    3. Posso me alista duas vezes sim ou não

      Excluir
    4. Posso me alista duas vezes sim ou não

      Excluir
  2. Sim, apenas a JSM saberá lhe informar este valor.

    ResponderExcluir
  3. valeu pela informaçao Pedro.

    ResponderExcluir
  4. eu me alistei duas vezes tem algum poblema?

    ResponderExcluir
  5. Ola eu me alistei mas nao entrei no prazo para ver se fui dispensado... como faço para descobrir? Tem como ser na internet?

    ResponderExcluir
  6. pedro bom dia !

    por Favor me ajude num situação !

    fui me alista compareci na data q estava no canhoto ,fiz as provas,depois eles mediram meu tamanho quanto eu causo e quanto eu visto .
    depois colocaram outra data no meu canhoto mas nao compareci nesta data o q vai acontecer com migo!
    vou ficar detido??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei te dizer pois o pouco que sei é sobre a fase do alistamento. Neste caso você parece já estar sendo preparado para servir lá dentro. Recomendo que ligue na JSM e se informe melhor sobre como proceder.

      Boa sorte.

      Excluir
  7. Amigo me alistei ano passado(2012) mas perdi a data de apresentação, que era no mês 08 , agora ta fazendo UM ano que perdi 28/08/2013, o que eu devo fazer? pois ja vou completar 19 anos. Eu posso me alistar de novo ano que vem (2014)?obg

    ResponderExcluir
  8. COMO SABER MEU COMPORTAMENTO NO EXERCITO?ESTOU PRESTANDO CONCURSO E TEM QUE ESTA NO COMPORTAMENTO BOM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é algo interno, seus superiores saberão te de indicar a quem recorrer para esta consulta.

      Excluir
  9. gostaria de saber quantas etapas tem para entrar no exercito estou ja quase um ano indo ao exercito e agora dia 23 vou me apresentar 2 grupo de artilharia antiaèria e no carimbo esta escrito desinado para incorração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei responder além da fase de alistamento.
      Você está em fase de seleção.

      Excluir
  10. O gente booa..
    como eu fico sabendo se estou certo com
    o servico militar?? eu servi em 2008 e sair e
    2009..ja dei todos os carimbos q devo dar
    na folha, so que eu queria saber se tem um site
    que me mostra isso.

    ResponderExcluir
  11. http://duvidassobreoexercito.blogspot.com.br/2010/08/onde-posso-saber-se-estou-com-as.html

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, me alistei e recebi um certificado de alistamento, fui entregar as papeladas para um serviço, e nao consigui, pois eles falaram que preciso de um comprovante de que fui dispensado, porém eu vou jurar bandeira somente em julho desse ano.
    Como sei se fui dispensado? Preciso urgente de um documento provando que eu fui, não posso perder essa oportunidade. Por Favor me Ajudem.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,eu faltei a apresentação de seleção, sei que tenho que voltar na junta militar pra eles marcarem uma nova data,então, assim que eles marcarem uma nova data de apresentação, posso tirar meu titulo e cpf?,{Obs: já tenho 18 anos}. Agradeço desde já e aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wendel, tirar o CPF não precisa estar quite com as obrigações militares. No momento que você for na JSM, pagar a multa e eles carimbarem seu CAM com uma nova data futura você pode apresentar pra tirar o título e outros documentos. Pena que já passou o prazo pra tirar o título esse ano. Vai ter que pagar a justificativa se ainda não fez.

      Excluir
  14. Olá, tenho 19 ano, fui me alista quando tinha 18, passei pela junta militar, depois mandaram eu ir em uma data tal em outro lugar que não me recordo o nome, lá fiz umas provas bestas, teste de força, fiquei pelado -_- sai de lá umas 13 horas da tarde já e carimbaram meu canhoto falando pra eu voltar no dia 17 de janeiro, com cueca limpa, dentes limpos etc. ( meu aniversário é dia 11 de janeiro, fui aí que completei 19 anos) Porém fiquei com medo de ser chamado e não fui oque devo fazer? tudo de novo? e hoje já é 21/04/2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vá ao quartel que fez a apresentação. Procure a JSM que vc se alistou e diga que embora tenha começado o processo não quer servir. O máximo que pode acontecer é você ser encaminhado para o quartel novamente e cumprir um prazo obrigatório (algumas semanas) e depois ser dispensado. Faça isso logo. Deixar pra depois só complica suas atividades.

      Excluir
  15. Pedro, tenho 27 anos, me alistei e perdi o prazo para seleção 2 vezes (motivos de saude na familia e mudança de cidade), já tenho 1 carimbo de refratário do ano de 2011!!!
    Tenho medo de ter q servir ainda, pois tenho filho e esposa e sustento os 2 !!!
    Alguma dica pfv?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai servir, é só falar que tem obrigações familiares. Procure a Junta do Serviço Militar que você se alistou, ou outra se estiver em outra cidade, apresente seu CAM. Você pagará uma multa e aguardará sair os documentos definitivos de dispensa.

      Excluir
  16. estou em divida com jsm como faço...tenho chance de servir nao conpareci no dia da selecao

    ResponderExcluir
  17. tenho uma grande vontade de servir vou fazer 23 anos tenho chance

    ResponderExcluir
  18. tenho uma grande vontade de servir tenho chance

    ResponderExcluir
  19. tenho uma grande vontade de servir vou fazer 23 anos tenho chance

    ResponderExcluir
  20. Eu alistei e estava sendo chamado, mas como eu precisava da dispensa para trabalhar, eu alistei também na minha cidade, mas na minha cidade é dispensado, o que eu faço para servir?

    ResponderExcluir
  21. ola, ja recebi minha reservista e gostaria de saber quais sao os dias para ficar em dia com as obrigaçoes militares pondo todos os carimbos na reservista. obg.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia,
    Fui dispensado em setembro de 2006 por ter sido incluido no excesso do contigente, recebi o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI)
    mas no mesmo só consta o número do RA, não tem número e nem série. Estou em dia com o Serviço Militar?

    ResponderExcluir
  23. Tenho uma duvida meu filho ingressou na aeronáutica com 18 anos serviu por um ano e depois saiu mês q vem completa 22 anos e ainda não pegou a reservista cada hora da uma desculpa diferente...queria saber se como mãe tenho como saber se ele tá com alguma pendencia pois acho muito estranho essa demora.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. eu me alistei mais não fui jura bandeira ja faz 2 isso posso pega minha reservista so com certificado de alistamento? obg

    ResponderExcluir
  25. quero saber em casou de comvucao do excito sou de pederneiras iterior sao paulo temho 23anos vou fazar 24 dia 25 maio quero saber um dia eles pricisa quando vai ser covoucao para excito

    ResponderExcluir
  26. ola servir o exercito em 2004e sai em 2005 mais nao carimbei nenhuma vez a minha reservista como faço para carimbar queria saber se isso pode me prejudicar em algum curso que quero fazer

    ResponderExcluir
  27. ola servir o exercito em 2004e sai em 2005 mais nao carimbei nenhuma vez a minha reservista como faço para carimbar queria saber se isso pode me prejudicar em algum curso que quero fazer

    ResponderExcluir
  28. Olá, estou com uma duvida.
    Passei pela segunda etapa do alistamento, só que eu preciso da reservista ou pelo menos do carimbo na minha cam que sou reservista;
    Tem como eu adiantar esse processo para conseguir, pois minha terceira etapa do alistamento, vai demorar, e eu preciso disso logo para empresa;

    ResponderExcluir
  29. Oi Pedro, recebi o certificado de dispensa de incorporação (excesso de contingente) preciso me reapresentar?

    ResponderExcluir
  30. Minha reservista veio faltando uma letra será que tem algum problema?

    ResponderExcluir
  31. Minha reservista veio faltando uma letra será que tem algum problema?

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Tenho 18 anos e já mim fiz. Meu alistamento e não tou com a carteira de reservista original só tou com o certificado como posso sabe se fui despensado do excito militar

    ResponderExcluir
  34. Tenho 18 anos e já mim fiz. Meu alistamento e não tou com a carteira de reservista original só tou com o certificado como posso sabe se fui despensado do excito militar

    ResponderExcluir
  35. Tenho 18 anos e já mim fiz. Meu alistamento e não tou com a carteira de reservista original só tou com o certificado como posso sabe se fui despensado do excito militar

    ResponderExcluir
  36. Tenho 18 anos e já mim fiz. Meu alistamento e não tou com a carteira de reservista original só tou com o certificado como posso sabe se fui despensado do excito militar

    ResponderExcluir
  37. Tenho 27 anos e pretendo fazer o CFO Bombeiros ano que vem.Já estou me preparando,mas me bateu uma insegurança e um monte de duvidas.Eu fui incluido no excesso de contigente e sobrei,tenho em mâos o CDI e nunca mais me envolvi com o serviço militar.gostaria de saber se voce sabe me informar se corro o risco de esbarrar em algum problema no processo seletivo quando forem analisar minha documentaçao.Desde jà agradeço.Muito boa noite.

    ResponderExcluir
  38. Eu fui despensado mais com esta guerra q pode ter aqui no Brasil.eu posso ser chamado qualquer momento ou não ?

    ResponderExcluir
  39. boa noite eu gostaria de saber o seguinte, semana passada eu fui no quartel saber da minha distribuição, na minha fixa tinha como EXECESSO DE CONTINGENTE, pediram pra eu ir na junta buscar minha resevista com esse carimbo, mas eu não fui, o que pode acontecer ?

    ResponderExcluir
  40. boa noite eu gostaria de saber o seguinte, semana passada eu fui no quartel saber da minha distribuição, na minha fixa tinha como EXECESSO DE CONTINGENTE, pediram pra eu ir na junta buscar minha resevista com esse carimbo, mas eu não fui, o que pode acontecer ?

    ResponderExcluir
  41. queria muito servir, mas Fui dispensado por excesso de contigente mas esto apto para servir mas me provaram com uma lei q ainda posso servir como refratario por que eles nao avisaram la na hora da dispensa ? Porque eles nao querem ter mais trabalho por isso?? ainda tenho chace se servir

    ResponderExcluir
  42. Ola , me alistei em 2015 quando fui pegar o meu certificado fiquei sabendo que meu municipio nao é triburitario entao , deixei passar 2015 e no começo do ano de 2016 me alistei novamente agora oq acontecera ?

    ResponderExcluir
  43. tenho 46 anos,me alistei aos 18 mas não me apresentei.Como posso regularizar minha situação ? Ainda posso me alistar e regularizar minha pendência ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai pagar uma multa bem alta. Eu só tinha 4 anos como refratário e paguei 71R$. E você tem 28 anos como refratário, imagina.

      Excluir
  44. Meu nome gilvan alves cabral
    Tenho 53 anos me alistei fui dispensado e perdi o meu comprovante.
    Como é onde devo pegar a segunda via
    Resido atualmente na cidade de caruaru

    ResponderExcluir
  45. Meu nome gilvan alves cabral
    Tenho 53 anos me alistei fui dispensado e perdi o meu comprovante.
    Como é onde devo pegar a segunda via
    Resido atualmente na cidade de caruaru

    ResponderExcluir
  46. Pedro, me alistei em 2015 e fui dispensado por residir em MNT, mas quero servir, como faço ?! Obrigado !

    ResponderExcluir
  47. olá eu sou refratario, e tenho o CAM(certificado de alistamento militar), e fui aprovado em concurso publico, e no edital do concurso diz que eu tenho que estar quite com minhas obrigações militares, so que no meu CAM, duz que eu estou quite de minhas obrigações, será que eu tenho problema, (obs, fui convocado para me apresentar, so que o dia que eu irei na junta/exercito, e depois de acabar o periodo de nomeação, o que faço?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o CAM não diz que você está quite com o serviço Militar. Você precisa do CDI pra isso.

      Excluir
  48. Boa tarde, eu me alistei pelo site mas nao sei oq dia que tenho que me apresentar, quando me alistei apareceu uma mensagem dizendo que eles tinha me mandado um email com uma folha que eu deveria imprimir mas eu nao recebi esse email, e agora nao estou conseguindo saber o dia que preciso me apresentar

    ResponderExcluir
  49. Eu fui dispensado mas nao recebi o certificado de dispensa.Gostaria desaber como eu faço pra receber. E se estou em dias com o serviço militar.

    ResponderExcluir
  50. Eu fui dispensado mas nao recebi o certificado de dispensa.Gostaria desaber como eu faço pra receber. E se estou em dias com o serviço militar.

    ResponderExcluir
  51. Como eu sei qual foi meu comportamento no tempo que passei servindo ?

    ResponderExcluir
  52. Eu fui dispensado por excesso de contigente no tiro de guerra. hoje tenho 22 anos,eu posso me alistar novamente ?

    ResponderExcluir
  53. Oi, me alistei mas não sei se fui aceito ou não, oque eu faço?

    ResponderExcluir
  54. Bom dia.
    Fui dispensado porém não fiz o juramento da bandeira.
    Mais tenho o certificado com todos os carimbos em dia.

    ResponderExcluir
  55. Oieu eu sou da majoração e mandaram e vim pra casa o que devo fazer

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Servi o exército em 1992, dei baixa recebi meu certificado, mas faltou eu carimbar 2 vezes, tenho que pagar multa? quanto ?

    ResponderExcluir
  58. Eu estou esperando ser chamado tipo receber o cam só que quando vi minha situação tinha falando como se eu já tivesse sido dispensado como sei realmente se fui ou não dispensado?

    ResponderExcluir
  59. Só uma informação! Eu consigo me alistar 2 vezes ? Pois gostaria de ir para o exército

    ResponderExcluir
  60. Como eu posso sabe se eu fui dispensado ou não....?

    ResponderExcluir
  61. Cumpri um ano de serviço obrigatório(MS) e fiquei os outros 5 anos na reserva. Estou prestando um concurso para PM SP, mas não consigo descobrir se estou no comportamento bom. Nunca fiquei preso, mas ja fiquei detido algumas vezes.

    ResponderExcluir
  62. Eu me alistei em 2014, porém não compareci as visitas. Agora quero regularizar minha situação neste ano. Gostaria de saber quanto irei pagar de multa.

    ResponderExcluir
  63. tenho 46 anos me listei mas não dei prosseguimento o que devo fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
  64. Oi gostaria de me alista como fasso?

    ResponderExcluir
  65. Eu servi o quartel segundo batalhão 2005/2006 eu estou em dias com quartel

    ResponderExcluir
  66. Como eu faço para descobrir qual batalhão eu estou Maicon Luiz

    ResponderExcluir
  67. Bom dia,
    Servi o ano de 2013, estou no meu quinto ano de apresentaçao, só que acabei perdendo meu cam.
    Como faço regularizar?

    ResponderExcluir
  68. Fui despensado por que eu eu resido em município não tributo eu posso me alistar se eu mudar para outro
    município

    ResponderExcluir